O que é?
Os cursos de Português Língua de Acolhimento permitem elevar a capacidade de expressão e compreensão da língua portuguesa, junto de adultos migrantes em Portugal, e facilitar o seu processo de integração social, profissional e cívico, contribuindo para a prevenção da discriminação em função da origem e promovendo a igualdade. Esta medida consiste num conjunto de ações de formação em língua portuguesa destinadas a migrantes que se fixem em Portugal.
Quais são os objetivos?
Promover junto dos trabalhadores migrantes a capacidade de expressão e compreensão da língua portuguesa, tendo em vista facilitar a sua integração social, profissional e cívica na sociedade portuguesa.
A quem se destina?
Cidadãos migrantes, adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, desempregados ou ativos empregados, cuja língua materna não é a portuguesa e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).
Quais são as entidades promotoras e formadoras?
• Centros emprego e formação profissional do IEFP, I.P.;
• Centros de formação profissional de gestão participada do IEFP, I.P;
• Rede de Centros Qualifica; • Estabelecimentos de ensino da rede pública do Ministério da Educação;
• Outras entidades públicas e privadas, formadoras, que estabeleçam para este fim protocolos com as entidades anteriores.
Para mais informações consulte a Ficha de síntese da medida Português Língua de Acolhimento.