Microcrédito

Noção e Caraterísticas

O que é?

O Programa Nacional de Microcrédito integra-se no Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego e consiste no apoio a projetos de criação de empresas promovidos por pessoas que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, através do acesso a crédito para projetos com investimento e financiamento de pequeno montante. Esta medida é desenvolvida em parceria com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).


Quais são os objetivos?

Fomentar a criação de emprego e o empreendedorismo entre as populações com maiores dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, beneficiando, preferencialmente, desempregados que pretendam desenvolver uma atividade por conta própria.


Quem são os destinatários?

Pessoas com perfil empreendedor que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e estejam em risco de exclusão social e que apresentem projetos viáveis para criar postos de trabalho;

• Microentidades e as cooperativas até 10 trabalhadores que apresentem projetos viáveis com criação líquida de postos de trabalho, em especial na área da economia social.


Quais são as condições de atribuição?

O apoio previsto por esta medida é uma uma linha de crédito ao investimento num sistema de garantia mútua e taxa de juro bonificada, denominada MICROINVEST e as condições de acesso são as seguintes:

O promotor do projeto de criação de empresa deve ter, pelo menos, 16 anos de idade à data do pedido de financiamento;

• Pelo menos metade dos promotores têm de, cumulativamente, ser destinatários do programa, criar o respetivo posto de trabalho a tempo inteiro e possuir conjuntamente mais de 50% do capital social e dos direitos de voto;

• O projeto de criação de empresa na sua fase de investimento e criação de postos de trabalho não pode envolver a criação de mais de 10 postos de trabalho;

• O projeto deve apresentar viabilidade económico-financeira;

• A realização do investimento e a criação dos postos de trabalho devem estar concluídas no prazo de um ano a contar da data da disponibilização do crédito;

• Obter validação prévia da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).


Qual é o valor?

Linha de Crédito ao investimento com garantia e bonificação de taxa de juro - MICROINVEST O crédito ao investimento é concedido pelas instituições de crédito ou pelas sociedades financeiras de microcrédito, através da linha de crédito MICROINVEST, beneficiando de bonificação de taxa de juro e de garantia, no quadro do sistema de garantia mútua.


Que cumulatividade com outras medidas?

Estes apoios são cumuláveis com os das medidas de Apoio à Mobilidade Geográfica no Mercado de Trabalho, nos termos da Portaria n.º 85/2015, de 20 de março, e de Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos.


Consulte o Manual de Procedimentos que sistematiza e divulga os princípios gerais do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego.


Para mais informações consulte a Ficha de síntese do Programa Nacional de Microcrédito.



Legislação Nacional

Portaria n.º 157/2015, de 28 de maio

Aprova a medida de Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos (ATCP), no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo.

Portaria n.º 95/2012, de 4 de abril

Segunda alteração à Portaria n.º 985/2009, de 4 de setembro, que aprova a criação do Programa de Apoio ao Empreendimento e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE), a promover e executar pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P., e regulamenta os apoios a conceder no seu âmbito.

Portaria n.º 58/2011, de 28 de janeiro

Primeira alteração à Portaria n.º 985/2009, de 4 de Setembro, que aprova a criação do Programa de Apoio ao Empreendimento e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE), a promover e executar pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P., e regula os apoios a conceder no seu âmbito.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 16/2010, de 4 de março

Aprova o Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Economia Social - PADES.

Portaria n.º 985/2009, de 4 de setembro

Cria o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego - PAECPE. Alterações introduzidas posteriormente pelas Portaria n.º 58/2011, de 28 de janeiro, Portaria n.º 95/2012, de 4 de abril e Portaria n.º 157/2015, de 28 de maio.